Organizando o Closet I Guarda Roupas

Olá, como recebi vários pedidos hoje vamos falar de como organizar o closet/ guarda roupas. Vou mostrar algumas opções e dar dicas de organização, este post está bem extenso mas vale a pena pegar as dicas!

Então vamos organizar?


Algumas dicas importantes para a organização:

1º Desapega! Antes de tudo você deve tirar todas as coisas do Guarda Roupa/ Closet e mandar embora ou fazer um bazar!

2º Separa!  Você deve separar por tipo, por exemplo: calças jeans separadas das sociais, camisetas de manga curta, regata, camisas, blazers....e se preferir separar por cor e estação! Facilita muito na hora de se arrumar, vale muito a pena fazer isso! Para alguns parece loucura né, separar tudo por cor...mas não é! Rs!

3º Limpeza! Faça uma hiper limpeza do local, de preferência com um pano úmido com álcool. Já vi em vários lugares que não é bom passar produto de limpeza no guarda roupa, pois pode passar cheiro para as roupas...enfim, só água e um pano humido vai bem!

4º Organize os Acessórios! Separa o que vai usar como suporte para guardar e separar as roupas e acessórios, como os cabides por tipo de roupa, suporte para guardar casacos, vestidos, caixas para sapatos e os demais itens do guarda roupa. Abaixo separamos um quadro com o tipo de cabide para cada roupa.



Vamos então para as dicas por item:

Sapatos

A paixão das mulheres!!! Então devem ser bem guardados, certo?!? Nada de amontoar tudo de qualquer jeito e na hora de usar você vai ter um sapato amassado e sujo! Para guardá-los você pode ter uma prateleira ou um armário de nichos (lindo) ou então esses suportes de porta! No meu caso achei melhor umas prateleiras. Na minha casa tinha um espaço bom e comprei umas prateleiras e coloquei os sapatos, coloquei um na frente do outro para ter mais espaço!



Camisetas

Para guardar as camisetas recomendo separar o que é regata do que é alcinha e camiseta com manga curta e comprida. Abaixo coloquei uma imagem de um suporte para fazer a dobra das camisetas é bem rapidinho! Acho bem legal separar por cor e tipo, separar as que são para sair das que são para ficar em casa, sabe aquelas mais velhinhas e que são super confortáveis?!
 
 









Blazers

AMOO! Blazer é uma peça que dá um toque especial em qualquer produção né, vamos combinar amigas!! Rs...Bom, quanto aos blazers eu prefiro organizar pendurados e por cor, assim como jaquetas jeans e casacos de couro. Separo por tipo e cor, acho mais fácil na hora de escolher a peça!

 
Saias

As saias podem ser de 2 formas, você pode pendurar nos cabides apropriados, aqueles que tem um prendedor para segurar ou você pode colocar uma em cima da outra, mas toma cuidado com aquela saia que vai ficar embaixo de tudo pois pode acabar não usando. Então recomendo mais com cabides, mas claro que vai do espaço que você tem!





Vestidos
 
Os vestidos devem ser separados, o que é noite do que é dia e o que é de festa, noite e dia também!
Sabe porque? Se o dia está fresquinho, você vai exatamente onde tem os vestidos fresquinhos...e ai por diante! É bom separar por cor também!
 
 

 
Bijuterias  
 
As bijuterias é um caso sério para mim, tenho muitas e cada dia que passa tenho menos espaço para guardar, mas vou dar um jeito! Rs.... Acho muitooo bacana os gaveteiros com separadores, você pode usar cada gaveta para um tipo: pulseiras, anéis, brincos grandes e brincos pequenos!
Recomendo não misturar bijuteria com jóias e folheados, pois pode danificar as peças. Os colares podem ser pendurados também! Tem alguns ganchos de parede igual ao da foto e você pode colocar juntos, separados, enfim...da até para usar como decoração, fica bem bacana!
 

Maquiagem

Existem alguns tipos de organizadores de máquiagem como de acrílico de madeira... é bom separar o que é pó, iluminadores, paletas de sombras, batons, brilhos. Os pincéis devem ser separados por

 
Acessórios

Cintos: Eu prefiro os cintos esticados. Tem uns suportes que você pode pendurar. Eu já guardei enrolado, mas acho que fica bagunçado pois eles ficam desenrolando...enfim...não acho legal! Claro que vai do seu espaço, pode enrolar também, ou então colocar em uma caixa com divisórias, assim fica tudo separado!
 
Relógios: Assim como as bijuterias acho legal colocar em uma caixa igual a foto! Fica organizado e na hora de escolher fica mais fácil, pois você consegue visualizar todos!! 
 
Cachecóis, Lenços e Echarpes: Estes eu prefiro penduradinhos! Gente tudo eu gosto de pendurar, mas sabe na hora de usar fica mais fácil de escolher pois assim como os relógios (acima) eu consigo ver tudo! Rs! Você pode enrolar e guardar em caixas! Eu guardo sempre no verão quando não é possível usar devido o calor!


Bonés

Os bonés ficam melhor pendurados em um suporte para não amassar a aba.


 
Gravatas

As gravatas podem ser guardadas enroladas ou esticadas. Os suportes são ótimos pois não deixa a gravata amassar.


 Bolsas

As bolsas podem ser guardadas de várias formas. Existem suportes para colocar atrás da porta, bem como nichos onde você pode colocar uma ao lado da outra e fica bem arrumadinho!
Outra opção boa e que eu uso são os sacos de TNT, se não encontrar pronto basta comprar o TNT e mandar costurar. Fica organizado e mantém a bolsa limpa e livre de poeiras!

Roupas de Cama
 
As roupas de cama prefiro guardar por conjunto, essa idéia de colocar dentro da fronha é muito bacana.
Asssim como as toalhas de mão, rosto e banho se tiver joguinho também fica legal guardar por conjunto!
 
Coloca um cheirinho nas toalhas quanto guardar, é muito bom usar toalhas cheirosas!!





Abaixo está uma indicação de um blog muito legal que ensina a fazer divisórias com EVA, muito prático!

Como fazer seu próprio separador: Blog EVA Educação






   

Thais B. Lelis

Comentários